domingo, 9 de novembro de 2014

Os primeiros professores a gente nunca esquece

Esse ano foi o primeiro Dia dos Professores comemorado pela Clarice na escola. O primeiro de muitos outros que virão... isso porque sabemos quão longa é a fase escolar de uma pessoa.

O Jardim de Infância é a fase lúdica da escola. A escola é quase que uma grande brincadeira para os pequenos. No entanto, sei da importância dessa fase; do aprendizado, das relações, da sociabilidade, das descobertas em grupo... O Jardim de Infância é o primeiro contato que temos com os bancos escolares.

Eu posso me gabar de uma boa memória. Me lembro muito bem de minha mãe me levando para a escolinha. Lembro da hora do recreio; lembro da minha lancheira retrô (rs) onde ia alguns biscoitos e leite com achocolatado; lembro de alguns amigos; lembro do parquinho com chão de areia; lembro que fiquei muito triste quando uma amiguinha chamada Alcione se mudou da cidade e me deixou sozinha em minha mesa dupla. Nunca mais tive notícias dela.   : (


E lembro da minha professora. Lembro também do nome e do rosto da professora que me alfabetizou. Professora Iolanda, uma negra de uma vocação linda para a arte de apresentar o mundo das palavras. Lembro que a sala era grande e devia ter uns 30 alunos sedentos por aprender o alfabeto inteiro. Terminei aquele ano de 1989 com o mundo das palavras descortinado, aberto, apta para ler e com uma ficha em meu nome, para pegar livros na biblioteca da escola.
Sempre me lembro da professora Iolanda com o coração grato e se eu pudesse encontrá-la hoje, daria um terno abraço como forma de agradecer.

E foram tantos os professores que passaram em minha vida. Alguns deles nunca se sentaram numa cadeira acadêmica, mas me ensinaram e me ensinam muito, até hoje.

Escrevo tudo isso porque agora tem outra professora que admiro e que devo muito. A professora Roseane é outro exemplo que me remete à professora Iolanda. Seu carinho, sua firmeza e dedicação no dia a dia escolar da Clarice, tem feito muita diferença. E como forma de agradecimento, no dia dos professores resolvi por a mão na massa num  "faça você mesmo" muito simples, mas que a "prô" da Clarice amou e agradeceu muitas vezes. =)

Paninhos de prato com carimbo da tradicional maçã.


E ficou assim!!! Acompanhou lata com chocolates e um cartão personalizado por mim. :)

Eu desejo que minhas filhas tenham muitos professores para admirar, para aprender e que junto ao aprendizado, venha a valorização e o respeito que eles tanto merecem. Que a Clarice se lembre com gratidão da professora Roseane, assim como eu me lembro da professora Iolanda.

2 comentários:

  1. Já te admiro por sua criatividade. Minha admiração só tem a aumentar com seu reconhecimento ao professor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lao! Obrigada pela visita aqui nesse espaço que gosto tanto. Todos deveriam reconhecer o trabalho do professor e reconhecer de muitas formas: com respeito, valorização e salários justos. Beijos querida!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...